Entenda a diferença entre o aparelho cerâmico e o de metal

Entenda a diferença entre o aparelho cerâmico e o de metal

Entenda a diferença entre o aparelho cerâmico e o de metal

Os aparelhos de cerâmica (também chamados de aparelhos de porcelana ou safira) são uma alternativa aos aparelhos tradicionais de metal. Como o aparelho metálico, eles são empregados por um ortodontista qualificado para ajudar a alinhar os dentes e corrigir problemas de engrenamento dentário.

Ao decidir entre os tipos de aparelhos, você deve ter em mente o seguinte:
Você se preocupa com o grau de percepção de seu aparelho?
O aparelho de metal tradicional é muito mais visíveis quando você sorri ou conversa. Isso pode vir a lhe incomodar principalmente se você tiver um evento importante, como uma entrevista de trabalho ou um casamento. O aparelho de cerâmica tendem a ser menos visíveis e, portanto, constituem assim uma boa alternativa para os aparelhos tradicionais (Lembre-se que existem outros tipos bem discretos de aparelhos também).
Os aparelhos cerâmicos têm peças (bráquetes) feitas de porcelana mono ou policristalina, caracterizando assim o que alguns denominam de bráquetes de safira (os bráquetes de safira são feitos de uma cerâmica monocristalina, e possuem assim uma ótima transparência e translucidez – entretanto existem ótimos bráquetes de cerâmica policristalina, com resistência aumentada e que mimetizam a cor dos dentes do paciente).
Antigamente estes aparelhos cerâmicos incorporavam pigmentos da alimentação ao longo do tratamento e, por terem mais atrito com o fio inserido no interior dos bráquetes, atrasavam também a conclusão do tratamento. No entanto atualmente existem marcas feitas com tecnologia tal que permitem a estes aparelhos manter a cor original ao longo de todo o tratamento, bem como apresentar a mesma característica de eficácia dos bráquetes metálicos tradicionais.


Dr. Guilherme Thiesen

– Pós-Doutorado na Saint Louis University, Saint Louis, EUA.
– Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Prof. de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia.
– Ortodontista clínico em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.