O aparelho Invisalign consiste numa sequência de placas (alinhadores) que são trocados regularmente, movendo seus dentes para a posição ideal.

Mas quais são as etapas necessárias para começar o tratamento como esse aparelho? Estas etapas seriam as seguintes:

1- Consulta e realização dos exames

Nesta etapa você deve procurar um ortodontista qualificado e credenciado nesse sistema, onde ele avaliará seu caso e definirá se existe a possibilidade de realizar o tratamento. O profissional irá então solicitar alguns exames adicionais (radiografias, tomografias, etc.) para fazer um adequado estudo e planejamento do caso.

2

2- Obtenção dos modelos digitais 3D e simulação virtual do tratamento

Através de uma moldagem especial das arcadas ou por meio do escaneamento intra-bucal, uma cópia 3D dos seus dentes é criada e enviada à empresa Invisalign. Através de um software chamado ClinCheck, é possível o ortodontista analisar os dentes de forma precisa e simular virtualmente todo o movimento dentário.

3

Com este software, pode ser feita uma previsão do tempo de tratamento, bem como saber quantos alinhadores serão necessários para a finalização do caso.

5

3 – Manufatura do aparelho

Após aprovação do tratamento, os alinhadores transparentes são fabricados (um para cada das etapas do tratamento) através da avançada tecnologia da esteriolitografia. O material utilizado pelos alinhadores é chamado de SmartTrack®, um material acrílico altamente resistente, com força constante, porém alta elasticidade, promovendo uma adaptação precisa e confortável nos dentes. Como os aparelhos ainda são importados, demora um período de aproximadamente 30 dias para os mesmos chegarem ao Brasil (a promessa da empresa é fazer isso encurtar cada vez mais!).

11

4- Instalação do aparelho e realização do tratamento

O tratamento consiste na instalação inicial dos alinhadores e realização das adaptações dentárias planejadas pelo ortodontista. A cada visita sua ao consultório, o ortodontista estará entregando novos alinhadores e monitorando a evolução do tratamento. O aparelho deverá ser usado constantemente, removendo-o apenas para comer, beber e higienizar os dentes. Tomando os cuidados necessários explicados pelo ortodontista, cada alinhador pode ser planejado para ser usado por uma a duas semanas, dependendo do caso.

slide_home_00

Com isso no fim do tratamento seus dentes estarão do jeito que você sempre sonhou!

Assista ao vídeo abaixo e descubra mais informações a respeito.


Dr. Guilherme Thiesen

– Pós-Doutorado na Saint Louis University, Saint Louis, EUA.
– Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Prof. de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia.
– Ortodontista clínico em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *