Existem uma crença que os dentes sisos (tecnicamente chamados de terceiros molares, e que nascem por volta dos 18 anos de idade) aparecem na boca e empurram todos os demais dentes pra frente, causando irregularidade (apinhamento) na região anterior.

Entretanto, pesquisas recentes alegam que esse apinhamento anterior não é causado pela vinda dos dentes sisos. Esse apinhamento é causado por uma tendência fisiológica dos dentes se movimentarem para anterior, uma vez que eles comumente apresentam uma inclinação suave para frente. Assim, a resultante das forças da oclusão dentária tendem a deslocar lentamente esses dentes pra anterior. E é justamente numa época onde os sisos aparecem que o tônus muscular dos indivíduos está mais intenso, exacerbando essa resultante anterior de forças. Sendo assim, no passado estes dentes foram considerados culpados sem na verdade serem os vilões da história. Claro que ainda existe indicação odontológica para a extração dos dentes sisos, mas não como uma desculpa para evitar que os dentes anteriores desalinhem.

siso3

Vale lembrar ainda que os dentes (quer estes tenham sido ou não movimentados por aparelhos, quer você tenha os sisos ou não) não estão inseridos no concreto, num ambiente imutável. Sabe-se que as forças oclusais associadas às mudanças ósseas (o osso continuamente está se desfazendo e sendo refeito) bem como às mudanças musculares (o tônus da língua e dos lábios vai se modificando ao longo da vida) tendem a repercutir em movimentos dentários, nem sempre regulares. Atualmente isso é considerado um processo fisiológico de maturação da oclusão dentária, e eu costumo falar que tais alterações seriam como as “rugas da boca”.

Assim, realizar um correto tratamento ortodôntico e posteriormente usar as contenções por um período de tempo estendido é altamente benéfico. Isto irá evitar não só que ocorra a recidiva da movimentação ortodôntica, mas sim tornará mais provável que os dentes permaneçam onde seu ortodontista os colocou, e os sinais do “envelhecimento bucal” não apareçam para você!


Dr. Guilherme Thiesen

– Pós-Doutorado na Saint Louis University, Saint Louis, EUA.
– Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Prof. de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia.
– Ortodontista clínico em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *