A Ortodontia é uma especialidade odontológica que se ocupa da prevenção e tratamento dos defeitos de posicionamento dentário, como dentes tortos (apinhados), dentes para frente (projetados), dentes desnivelados, correção da mordida (oclusão), dentre outros.

Com o auxílio da Ortopedia Facial, podem ser tratados casos que apresentem problemas de mau relacionamento das bases ósseas, como por exemplo deficiência ou excesso de mandíbula (maxilar inferior) ou maxila (maxilar superior), através do estímulo, inibição ou redirecionamento do crescimento esquelético. Por depender do crescimento, a Ortopedia Facial deve ser realizada em crianças durante o período ativo de crescimento – geralmente de 6 a 14 anos de idade.

Ainda em casos de graves discrepâncias esqueléticas em pacientes adultos (sem crescimento), existe a possibilidade da cirurgia ortognática associada ao tratamento ortodôntico, onde o ortodontista corrige o mau posicionamento dos dentes por meio de aparelhos ortodônticos e posteriormente o cirurgião bucomaxilofacial reposiciona os ossos da face por meio de cirurgia.

Além da melhora da estética dentária e facial, o correto posicionamento dos dentes e dos ossos da face contribui para uma melhor mastigação e função muscular das estruturas facias, proporcionando ainda melhora na respiração e fonação. Sendo assim, dentre os muitos benefícios de um tratamento podemos esperar, além de uma oclusão funcional, um aumento da qualidade de vida do paciente.

 

Figura 1 - Exemplo de Aparelho Ortodôntico

Figura 1 – Exemplo de Aparelho Ortodôntico

 

Figura 2 - Exemplo de Aparelho para Ortopedia Facial

Figura 2 – Exemplo de Aparelho para Ortopedia Facial


Dr. Guilherme Thiesen

– Pós-Doutorado na Saint Louis University, Saint Louis, EUA.
– Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Prof. de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia.
– Ortodontista clínico em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *