Essa semana (dia 15/03/19) tivemos o dia mundial do sono, mas você sabia que aproximadamente metade da população brasileira sofre com algum tipo de distúrbio do sono?

Dentre os distúrbios do sono mais frequentes estão a dificuldade para dormir, dormir em horários inadequados, acordar sempre com cansaço e o ronco. O ronco é relativamente comum tanto em crianças como adultos. Entretanto, vale lembrar que este barulho ao dormir indica que a passagem de ar pelas vias aéreas está prejudicada, e assim o indivíduo geralmente não consegue respirar corretamente. E esses distúrbios no sono afetam a saúde geral das pessoas, estando associados à problemas cardiovasculares, hipertensão arterial, arritmias cardíacas, acidente vascular cerebral, irritabilidade, dificuldade de concentração, baixo rendimento escolar, fadiga, refluxo gastroesofágico e até mesmo impotência sexual.

O tratamento de crianças e adultos com distúrbios respiratórios do sono requer um correto diagnóstico, muitas vezes feito por profissionais da área médica e odontológica. A Odontologia pode ajudar tais pacientes pois muitas vezes a respiração pode estar prejudicada pelo posicionamento alterado dos dentes, ossos maxilares, língua, ou outros componentes das vias aéreas relacionados com a cavidade oral. Nestes casos, o uso de aparelhos ortodônticos, dispositivos móveis usados para dormir, ou até mesmo procedimentos cirúrgicos bucais podem corrigir o problema.

Mas lembre-se: o diagnóstico deve ser confirmado por exames específicos solicitados por um especialista, sendo o tratamento individualizado para cada caso. Cuide bem do seu sono, afinal noites bem dormidas influenciam direta e positivamente na sua saúde bucal, corporal e na sua qualidade de vida!

Referências

  • Organização Mundial da Saúde – OMS
  • Instituto do Sono – SP
  • National Sleep Foundation – EUA

 


Dr. Guilherme Thiesen

– Pós-Doutorado na Saint Louis University, Saint Louis, EUA.
– Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Prof. de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia.
– Ortodontista clínico em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *