Sabemos que para obter uma melhor aparência, nosso sorriso assume papel fundamental.

Vários estudos demonstram que pessoas com uma bela dentição são consideradas mais inteligentes e atrativas, possuindo assim uma maior chance de encontrar um emprego ou um parceiro de relacionamento.

Nesse contexto, é notório o aumento do número de pacientes que buscam aprimoramentos do sorriso com a colocação de aparelhos ortodônticos.

No passado, o tratamento com aparelhos ortodônticos era associado às crianças e adolescentes. Entretanto, o processo básico que envolve a movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade, e com isto os adultos também podem se beneficiar com o tratamento.

Além disso, hoje em dia existem aprimoramentos nos aparelhos fixos (metálicos ou de porcelana, onde estes estão menos volumosos e mais eficientes), bem como o surgimentos dos aparelhos removíveis invisíveis (placas sequenciais transparentes criadas por computador, que recobrem toda a superfície dos dentes), os quais permitem tratamentos com mais conforto e estética.

Em relação à duração do tratamento, não existe um período de tempo definido, pois este depende de vários fatores, como a gravidade do problema apresentado, a qualificação do profissional, o tipo de aparelho utilizado e a colaboração do paciente. Em média, é necessário um intervalo de tempo entre 18 a 24 meses. Entretanto, em certos casos o tratamento ortodôntico pode levar menos de 12 meses.

Mas dentes bem alinhados não conferem apenas beleza. Eles podem trazer inúmeros benefícios funcionais. Um bom ortodontista pode alinhar seus dentes e harmonizar seu sorriso, corrigindo ainda problemas na mastigação, na respiração e na dicção. Estudos recentes comprovam a melhora na qualidade de vida geral dos indivíduos submetidos a um adequado tratamento ortodôntico.

Assim crianças, adolescentes e adultos podem se beneficiar com um tratamento ortodôntico, onde os resultados tendem a ser surpreendentes tanto para a auto-estima como para a saúde geral.

Por isso lembre-se sempre: o sorriso é nossa saudação para o mundo. Mostre seu sorriso. Mostre sempre o melhor de você e aproveite assim o máximo da vida!


Dr. Guilherme Thiesen

– Pós-Doutorado na Saint Louis University, Saint Louis, EUA.
– Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Prof. de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *