Muitas pessoas não sabem, mas o tratamento dentário com aparelhos ortodônticos vai muito além da obtenção de dentes alinhados e nivelados. Os benefícios do tratamento ortodôntico devem ser tanto estéticos como funcionais, obtendo melhorias na musculatura bucal, mastigação, respiração e fonação.

E não só as crianças e adolescentes podem ser submetidas a tais tratamentos, como acreditava-se no passado. Vários estudos comprovaram ao longo dos últimos anos a possibilidade e os benefícios do tratamento ortodôntico em pacientes adultos.

Na parte muscular, os dentes devem ser movimentados pelo ortodontista no intuito de buscar um correto equilíbrio com a musculatura dos lábios e da face. Na parte mastigatória, o encaixe dos dentes superiores e inferiores deve permitir uma correta apreensão e processamento dos alimentos, preparando-os para a digestão. Uma oclusão com bom equilíbrio de contatos dentários na região posterior e anterior também minimiza a chance de desgastes dentários irregulares, bem como movimentações indesejadas. Quanto à respiração, a correção ortodôntica pode tanto permitir um melhor selamento labial e equilíbrio da musculatura bucal, bem como corrigir alguns problemas de ronco e apnéias do sono. Na fonação, o encaixe dentário correto promove melhorias para elaborar e pronunciar as palavras.

Uma boa notícia para os paciente adultos que procuram tratamento ortodôntico é que existem atualmente aprimoramentos nos aparelhos (tanto nos tradicionais aparelhos fixos de metal ou porcelana, bem como nos modernos aparelhos removíveis transparentes criados por computador), que permitem tratamentos com mais conforto e estética, num curto intervalo de tempo.

Assim, a função primária dos aparelhos ortodônticos é restabelecer o perfeito encaixe dos dentes superiores e inferiores (oclusão dentária), harmonizando estes dentes com as bases ósseas e com a musculatura adjacente.

Deste modo, um adequado tratamento ortodôntico apresenta repercussão direta na estética do sorriso, com melhora na qualidade de vida e na saúde geral dos pacientes.


Dr. Guilherme Thiesen

– Pós-Doutorado na Saint Louis University, Saint Louis, EUA.
– Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Prof. de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *