Thaiz Londero, do programa Fashion House TV,  entrevistou o Dr Guilherme Thiesen para falar como a Tecnologia está revolucionando o uso dos aparelhos dentários ortodônticos. Mostrou, de forma simples e objetiva, as vantagens do uso do Invisalign, o aparelho “invisível”, estético, removível e confortável que proporciona resultados incríveis num curto intervalo de tempo, com inúmeras vantagens frente aos aparelhos fixos convencionais.

“É uma técnica relativamente recente, mas fantástica e eficiente. Nas mãos de um bom profissional, traz o mesmo resultado de um aparelho fixo tradicional, mas com diversas vantagens”, disse o Dr. Guilherme, da Clínica Guilherme Thiesen, ortodontista especialista nestas correções dentárias em Florianópolis, SC

fale-no-whatsapp

Como funciona?

Hoje existem três tipos básicos de aparelho dentário: o aparelho fixo comum (de metal ou de porcelana), o aparelho fixo lingual (colado pelo lado de dentro da boca, porém apresentando os custos mais elevados e demora na obtenção de resultados de excelência), e o aparelho transparente removível (ou alinhadores, cuja marca Invisalign é a líder de mercado).

O surgimento da técnica dos alinhadores removíveis vem se caracterizando como uma revolução no modo de tratar os problemas de dentes tortos, espaçados ou com problemas de encaixe, uma vez que suas vantagens estéticas e de higiene agradam muito os pacientes adultos e infantis. Os custos destes aparelhos alinhadores vem se reduzindo nos últimos anos, e atualmente são muito similares aos aparelhos fixos de porcelana, por exemplo. Isso faz que tanto pacientes adultos, quanto adolescentes, optem por estes dispositivos mais estéticos e confortáveis.

Este aparelho é composto por uma sequencia de placas transparentes e removíveis que cobrem todos os dentes, sendo planejadas por computador para promover mudanças na posição dos dentes a cada semana, sendo trocadas em casa pelo próprio paciente. Por isso, em alguns casos pode não ser necessário a ida do paciente todo mês ao consultório.

Uma das inúmeras vantagens apresentadas nesta entrevista é o monitoramento remoto, podendo tratar pacientes de outras cidades, estados e, até, países. Dependendo do problema de oclusão, é possível que o paciente vá ao consultório apenas duas vezes, na instalação do aparelho e na retirada, no final do tratamento.

As placas são recortadas a laser para oferecer mais conforto, estética e previsibilidade. Além, é claro, de ser excelente para a higienização e evitar aquele incômodo de sujeira acumulada nos dentes, tão comuns em quem utiliza aparelhos fixos.

Com esse sistema, conforme observou Thaiz, o conforto proporcionado faz com que o paciente se acostume mais rapidamente ao tratamento, evitando alteração no “jeito” de falar, incômodos na bochecha e impactando menos no estilo de vida da pessoa. Enfim, usar aparelho agora passou a ser algo que não interfere negativamente no seu dia-a-dia.

No final, Dr Guilherme afirmou:

“ O alinhamento dos dentes, hoje em dia, vai muito além da estética. A parte funcional da fala, de mastigação, da preservação das estruturas dentárias e gengivais, pode sim ser corrigida com o uso da ortodontia associada a tecnologia atual”.

fale-no-whatsapp

No vídeo, abaixo, é possível ver a entrevista completa e, ainda, o interior da Clínica que, além de ser um local aconchegante e agradável, tem uma vista incrível! Confira!